Programa tem como objetivo aumentar a segurança de passageiros e bagagens nos aeroportos.
Após duas brasileiras serem presas na Alemanha por terem suas malas trocadas por bagagens contendo substâncias ilícitas, a segurança nos aeroportos passou a ser ainda mais questionada devido aos problemas com o transporte de bagagens. Com o objetivo de evitar que situações semelhantes ocorram no futuro, o governo federal lançou o programa “Aeroportos+Seguros”, visando reforçar a segurança nos aeroportos do Brasil. O programa engloba diversas medidas, sendo uma delas a fotografia das bagagens dos passageiros que realizarão viagens internacionais.
Segundo o Governo, a iniciativa conta com tecnologia de ponta, implementando um sistema que registra imagens das malas desde o momento em que são despachadas. O objetivo é garantir que os passageiros tenham a certeza de que a bagagem que despacharam será a mesma retirada no destino final. Além disso, serão instalados novos equipamentos de raio-x, scanners corporais, detectores de líquidos e explosivos, e mais câmeras na área de check-in, ampliando ainda mais a segurança nos aeroportos.
Aeroporto de Guarulhos será o primeiro a receber o programa
O Aeroporto de Guarulhos será o primeiro a receber as novas medidas de segurança, já que é o aeroporto nacional com maior número de movimentação de passageiros. Após o “período de teste” com o aeroporto paulista, o programa será implementado em outros grandes terminais aeroportuários do Brasil, buscando se manter um padrão em todo o país.
A iniciativa pode evitar muitos problemas com as bagagens, como: Roubo, troca de malas, perda das etiquetas de identificação, mala danificada e extravio.
E você, o que achou das novas medidas de segurança? Acha que elas podem realmente funcionar e melhorar a segurança dos aeroportos nacionais?
Faça parte do Clube AGT e fique por dentro de tudo que acontece no mundo das viagens!