Nichos no Turismo: Porque você deve ter o seu e como escolher 

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Nichos no Turismo: Porque você deve ter o seu e como escolher 

O Turismo é uma das atividades com maior crescimento no mundo, dados apontam que em 2023, o número de turistas estrangeiros no Brasil cresceu 108%, totalizando aproximadamente 3 milhões de turistas apenas nos primeiros cinco meses do ano. É muita gente! 

Mas, será que as empresas de turismo atendem aos interesses de todo esse público? 

A resposta é: NÃO! 

Os nichos de turismo auxiliam tanto as empresas, quanto os viajantes, a encontrarem a parceria perfeita para o perfil de cada um. Ao encontrar um nicho é possível direcionar investimentos da melhor forma e atender um determinado grupo de pessoas, que tem maior possibilidade de se tornarem clientes. 

Cada segmento tem um comportamento próprio, necessidades diferentes e exigem uma linguagem e marketing personalizados. Imagine-se como um cliente a procura de uma agencia de viagens, com tantas empresas disponíveis no mercado, o que levaria você a escolher uma em especifico?  

O diferencial! Se sua agência não tem um nicho definido, você oferecerá o mesmo conhecimento que qualquer portal de viagens na internet tem a oferecer. Quanto mais você entende os interesses do seu público, mais tem condições de oferecer as melhores soluções. 

Mas, como faço para definir o meu nicho? 

A segmentação de mercado é mais simples do que parece: 

  1.  Faça uma pesquisa de mercado 

A pesquisa de mercado é fundamental para entender onde seu público está e se existe procura para o perfil de viagem que você deseja trabalhar, afinal, não tem como se manter em um nicho onde não há demanda. Para realizar a pesquisa, pense nos seguintes tópicos: 

  • Segmentação Geográfica: Onde meu público está fisicamente? 
  • Segmentação Demográfica: Quais são as características deles? Idade, sexo, profissão, etc. 
  • Segmentação Psicográfica: Quais são os valores, crenças e comportamentos do meu público? 
  • Comportamento de consumo: O que meu público gosta de consumir? 
  1.  Faça uma auto avaliação 

Entenda os seus próprios interesses, paixões e conhecimentos relacionados a viagem. Pense no que te motiva e quais tipos de experiência de viagem você gostaria de oferecer. 

  1. Identifique o segmento 

Com base na pesquisa, escolha o nicho ideal para a sua agência, alguns dos mais populares são: turismo de aventura, turismo de bem-estar, turismo LGBT+, turismo cultural, turismo gastronômico, turismo religioso, etc. 

  1. Avalie a concorrência  

Analise as agências de viagem que já operam no nicho escolhido, como elas operam, e como você pode se destacar. 

  1. Desenvolva uma proposta única de valor  

Por fim, coloque em prática sua melhor estratégia para cativar o público, o que te torna especial. Utilize canais de divulgação relevantes para esse público, redes sociais, blogs, eventos temáticos, etc. 

Para você, agente de viagem, se destacar é essencial definir um nicho específico. Ao escolher e atender um nicho, é possível se estabelecer como especialista, oferecendo serviços diferenciados e construindo relações mais fortes com os clientes. Essa estratégia pode levar ao crescimento no mercado do turismo. 

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Sobre o Autor

AUTOR
ANDRÉ NEGRINI

25 anos de Mercado, formado em Turismo, MBA Gestão de Negócios, Agente de Viagens, Vendedor, atualmente morando em Orlando